Neste vigésimo dia da nossa jornada espiritual vamos tratar sobre a Igreja. Podemos entender a igreja como o local de adoração, mas podemos e devemos entende-la como um organismo, chamado pela Bíblia de “o corpo de Cristo” (1 Coríntios 12:27).
“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”. Hebreus 10:25.
A igreja é a comunidade de crentes que confessam a Jesus Cristo como Salvador e Senhor.
O grande e único fundamento da igreja é Cristo. “Portanto ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo”. 1 Coríntios 3:11.
Jesus mesmo usou a ilustração da pedra, do fundamento, ao declarar: “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mateus 16:18.
A que pedra você pensa que Jesus estaria se referindo? Pode ter certeza de que não era Pedro a pedra da qual falara Jesus.
Jesus estava falando de Si mesmo, como está escrito em 1 Coríntios 10:4, “E beberam todos de uma mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo”.
A igreja de Deus embora esteja no mundo, não pertence a este mundo. Na oração Jesus pediu ao Pai: “Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal”. João 17:15.
A igreja de Deus no Antigo Testamento estava centralizada no povo de Israel. Com a vinda de Jesus e a não aceitação do Salvador por parte da nação, Israel deixou de ser o povo escolhido, pouco tempo depois da ressurreição de Jesus.
A igreja do Novo Testamento foi estabelecida com judeus convertidos e gentios que creram em Jesus Cristo.
O verdadeiro Israel é composto por todos aqueles que aceitam pela fé, o Senhor Jesus Cristo, como Salvador.
A igreja pode ser classificada como 1) igreja visível, que é a igreja de Deus, organizada para o serviço; e 2) igreja invisível, também conhecida como igreja universal de Deus, que é composta por todos os filhos de Deus em todo o mundo.
São os crentes que estão dentro da igreja visível, mais todos os que, embora não pertencendo à igreja visível, têm seguido a luz que Cristo lhes concedeu. (João 1:9.
Permita Deus que cada um de nós faça parte de Sua igreja.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário