Bom dia a todos. O tema de hoje é: “Andar no Espírito”.
Andar é uma metáfora do Antigo Testamento. Significa a maneira como a pessoa procede, ou se comporta. Paulo usou a metáfora para descrever o tipo de conduta que deve caracterizar a vida cristã.
Provavelmente pelo fato de que os cristãos primitivos, antes de serem chamados cristãos, eram conhecidos como seguidores do “Caminho” (João 14:6; Atos 22:4 e 24:14).
A ideia básica aqui é que naquele tempo cria-se que o cristianismo era não apenas um conjunto de crenças teológicas centralizadas em Jesus, mas era também um “caminho” de vida a ser percorrido.
Todavia, o conceito de Paulo de “Andar no Espírito”, vai mais além. “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”. Gálatas 5:25.
Andar e viver no Espírito tem o significado de praticar o “Fruto do Espírito”, que segundo Paulo ser reproduz em: “Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”. Gálatas 5:22-23.
A conduta cristã do Novo Testamento é diferente da conduta cristã do Antigo Testamento. A conduta rabínica, portanto do Antigo Testamento era de “andar na lei”, ao passo que a conduta do Novo Testamento, segundo Paulo é “andar no Espírito”.
Agora vejamos o seguinte: andar no Espírito não significa que devemos desprezar a lei de Deus. Andar no Espírito deixa para trás a forma legalista de viver. A obediência genuína que Deus deseja nunca poderá ser alcançada por obrigação exterior, mas apenas pela motivação produzida pelo Espírito de Deus.
Tenham todos um ótimo dia.