3. Primícias – Levítico 23:9-14
Introdução:
Páscoa significa que o anjo do Senhor encarregado de destruir os primogênitos, na décima praga do Egito, passou por alto as casas dos Israelitas onde havia o sangue do cordeiro.
Os pães asmos simbolizam os anos de sofrimento dos filhos de Israel no Egito, a limpeza do todo tipo de pecado, mas também simboliza o sepultamento de Jesus.
Hoje vamos tratar sobre as primícias.
Vamos à Palavra de Deus:
Levítico 23:9-14. “Disse mais o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando entrardes na terra, que vos dou, e segardes a sua messe, então, trareis um molho das primícias da vossa messe ao sacerdote; este moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos; no dia imediato ao sábado, o sacerdote o moverá. No dia em que moverdes o molho, oferecereis um cordeiro sem defeito, de um ano, em holocausto ao Senhor. A sua oferta de manjares serão duas dízimas de um efa de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta queimada de aroma agradável ao Senhor, e a sua libação será de vinho, a quarta parte de um him. Não comereis pão, nem trigo torrado, nem espigas verdes, até ao dia em que trouxerdes a oferta ao vosso Deus; é estatuto perpétuo por vossas gerações, em todas as vossas moradas”.
CENA 3 – Pai e filho na plantação de cevada, levando para o Sacerdote.
Primeiro dia após o sábado.
Seria o primeiro domingo após o sábado semanal dentro da festa dos pães asmos? Poderia ser.
Seria o primeiro dia após o primeiro dia dos pães asmos, que também era um sábado cerimonial? Poderia ser.
Apresentar um pouco do produto da terra antes mesmo de consumir qualquer parte.
Deus primeiro. Símbolo de senhorio. Reconhecimento. Adoração.
Hoje quando colocamos Deus em primeiro lugar, estamos ainda seguindo orientações divinas sobre o senhorio de nossa vida. Quem é o o Senhor? Deus? Eu? O dinheiro?
Os dois cristãos: 1 dizimista outro não. 900,00/mês, 10.800/ano.
216.00,00/20anos. Sem juros.
Se aplicado/Ferrari nova.
Mas, onde está a sua FERRARI?
Vamos voltar ao primeiro dia após o sábado. Semanal, ou festivo. Não importa.
O mais bonito das Escrituras e do Plano de Deus é que as coisas de Deus não são confusas.
Vamos ao final de semana da morte de Jesus.
1-Do pôr do sol de quinta até o pôr do sol de sexta. Dia de páscoa. Jesus come a páscoa e introduz a santa ceia. Nesse período Ele é traído, negado, julgado, morto e sepultado.
2-Do pôr do sol de sexta até o pôr do sol de sábado. Primeiro dia dos pães asmos, Jesus passou no sepulcro novo de José.
3-Do pôr do sol de sábado até o pôr do sol de domingo. Dia das Primícias, Jesus ressuscitou logo de manhã. A ressurreição de Cristo.
Essa festa coincide com o início da colheita dos grãos de cevada.
Ela representa com poder a ressurreição de Jesus.
Veja o texto: “Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem”. 1 Coríntios 15:20. Cordeiro morto desde a fundação do mundo, Apocalipse 13:8.
Pedro fala do sangue do Cordeiro, conhecido antes da fundação do mundo, mas, manifestado em nossos dias, 1 Pedro 1:19-20.
Salmo 24:7-10, Davi retrata o cântico dos anjos em antífona, quando da chegada o Senhor Jesus ao subir ao Céu após Sua vitória.
O que aconteceu na ressurreição de Cristo?
Alguns ressuscitaram com ele e entraram na cidade.
Mateus 27:50-53, “De novo bradou Jesus com grande voz, e entregou o espírito. E eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo; a terra tremeu, as pedras se fenderam, os sepulcros se abriram, e muitos corpos de santos que tinham dormido foram ressuscitados; e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos”.
Entraram em Jerusalém, mas entraram também na Nova Jerusalém, a cidade santa, como troféus da vitória de Cristo sobre a sepultura.
Estes também representam primícias, de todos os que receberão a vida imortal.
Ressurreições em grupos: são 4.
Com Jesus – Santos.
Especial – Justos e ímpios.
Primeira grande – Justos.
Segunda grande – ímpios.
Fatos do domingo de manhã.
Um anjo desceu do céu.
As hostes do mal fugiram.
Os lençóis dobrados. Tem a ver com a mesa da ceia de jantar do Senhor. Significa: não terminei ainda, voltarei, espere! Os lençóis dobrados são uma ilustração da segunda vinda.
Jesus disse que ia preparar moradas?
Túmulo vazio, a placa, emoção.
As ressurreições em grupos. Daniel 12:2.
Moisés e Elias e também Enoque. Teriam que voltar. Seriam escravos da morte.
Jesus venceu:
Vitória no deserto.
Vitória no Getsêmani.
Vitória no calvário.
Vitória no túmulo.
Vitória em meu coração.
Apelo:
Estas três primeiras festas no calendário bíblico acontecem simultaneamente e estão relacionadas com a primeira vinda de Jesus à Terra. Elas marcam a obra redentora de nosso Senhor Jesus Cristo já realizada.
Estamos vivendo entre a primeira e a segunda vinda. Logo se dará a grande colheita e eu espero estar pronto para o Lar Celestial.

Pastor Stina
Pastor Sênior da IASD do UNASP SP
02/05/2016

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário