Bom dia a todos. O tema de hoje é: “Cumprindo toda a Lei”.
Não é fácil compreender Paulo. Num momento ele faz comentários negativos sobre “guardar toda a lei” (Gálatas 5:3), e noutro faz a declaração de que “toda a lei se cumpre” (Gálatas 5:14).
Pode parecer um paradoxo, mas não é. Todavia, Paulo usou intencionalmente as frases para fazer uma importante distinção entre duas formas diferentes de definir o comportamento cristão em relação à lei.
Em contrapartida ao pensamento de que guardar a lei significa salvação, o fato de aceitar a salvação em Cristo pela fé, não significa não guardar a lei. Perceba que os pensamentos se cruzam, mas não são conflitantes.
A salvação jamais poderá ser alcançada pela guarda da lei. Nem mesmo o jovem rico que guardava todos os mandamentos, conforme ele mesmo declarou, não tinha em si mesmo a salvação.
Veja o que lhe disse Jesus: “E, Jesus, fitando-o o amou e disse: Uma coisa te falta”. Marcos 10: 21.
O verdadeiro comportamento cristão é muito mais do que a obediência exterior.
Jesus declarou: “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas”. Mateus 7:12.
O próprio Jesus disse que não veio mudar a lei, mas cumprir (Mateus 5:17).
Só mesmo Jesus para cumprir toda a lei. Nós seres humanos podemos cumprir a lei em Jesus. Sua vida santa e pura nos é creditada e por Seu poder vivemos de acordo com a vontade de Deus. Pelo fato de sermos pecadores, Deus, em Jesus realiza por nós e em nós aquilo que nós mesmos não podemos realizar.
Deus seja louvado e tenham todos um ótimo dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário