Identificados…
Algumas maneiras de identificar a pessoa: RG, CNH, Passaporte, Impressão digital, Íris, Carteirinha do Unasp.
João 13:34-35. “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns para com os outros”.
O cavaco não cai longe do pau.
O fruto não cai longe do pé.
O que não parece com o dono é roubado.
A Bíblia ensina que existe uma religião pura.
Mas, não é o nome de uma religião.
Não é a placa de uma igreja. Embora haja uma igreja verdadeira.
Você pode perguntar: Então porque ser Adventista do Sétimo Dia?
Porque a IASD é o movimento de Deus para pregar as 3 últimas mensagens angélicas. A última mensagem de salvação. Porque a IASD é o Elias moderno que prepara um povo para a Segunda Vinda de Cristo.
Tiago 1:26-27 “Se alguém supõe ser religioso, mas deixa de refrear sua língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã. A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo”.
O que identifica se uma pessoa faz parte do discipulado de Cristo, não é a igreja.
O que identifica é o amor.
Se buscarmos com profundidade na Palavra, vamos descobrir que o mais importante é o amor.
Resumo da lei: amor a Deus e amor ao próximo.
Marcos 12:28-31. Vamos ler juntos.
Deuteronômio 6:5; Levítico 19:18.
Em 1 Coríntios 13 Paulo apresenta o poema do amor. Ele termina o poema dizendo que 3 dons permanecem: a fé a esperança e o amor, estes 3, mas o maior deles é o amor.
Ideal de Deus
Miqueias 6:8 “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e o que é que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus”.
Deus nos mostrou como o verdadeiro amor funciona, enviando-nos o presente do céu: Jesus.
Manjedoura vazia. Cruz vazia. Túmulo vazio. Por isso nós cristãos temos o coração cheio. Cheio do amor de Deus.
Do ponto de vista humano a morte de Cristo foi um assassinato, mas do ponto de vista de Deus foi um momento de glória. Jesus foi glorificado e Deus o Pai foi glorificado, João 13:31-32 e João 17:4. Glorificar a Deus significa realizar o trabalho que Ele nos comissionou para fazer.
É dentro desse clima de incompreensão, porque para nós a morte de Jesus foi um crime hediondo, mas para Deus um momento glorioso, que Jesus dá o tal NOVO MANDAMENTO.
Como assim NOVO?
Cinco lições importantes:
1) É um novo mandamento. Novo, não no sentido cronológico, de tempo, inédito, porque em Deuteronômio 6:4-5 e 11:1 Deus ordenou: “Amaras o Senhor teu Deus de todo o coração”.
Mesmo porque o amor é o resumo de toda a lei. A ordem de amar é repetida no Novo Testamento pelo menos 12 vezes, (João 13:34; 15:9, 12 e 17; Romanos 13:8; ! Tessalonicenses 4:9; 1 Pedro 1:22; 1 João 3:11 e 23; 1 João 4:7, 11-12 e 2 João 5).
A) Ele é novo na sua proeminência, 1 Coríntios 13:1-3.
B) Novo como referencial, a referência é Jesus, 1 João 3:16.
C) Novo em sua maneira de expressar, não por palavras, mas por ação, 1 João 4:18.
D) Novo porque é genético, porque só consegue amar quem é nascido de Deus, 1 João 4:7.
E) Novo em sua exclusividade, só conseguimos amar se formos capacitados pelo Deus Espírito Santo, Romanos 5:5.
2) Amar é uma ordem. Não se trata de uma opção. Não! Amar é um ato de obediência.
3) É uma mandamento coletivo, abrangente e de reciprocidade. Uns aos outros. Estão incluídos todos os filhos de Deus.
4) Segue um modelo. Como Jesus amou, João 15:12-13. Amor incondicional, ilimitado, sacrificial, inigualável, insuperável e incomparável.
5) Mandamento identificador. Todos conhecerão que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns para com os outros. João 13:35. Eu diria que a carteira de identidade dos filhos de Deus é o amor. O passaporte dos filhos e filhas de Deus é o amor. “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”. 1 João 4:8.
O mundo está morrendo por falta de amor.
Com o seu amor e o meu amor podemos fazer o mundo reviver.
Mas, muito mais que isso: mostraremos ao mundo, sem palavras, que somos discípulos de Jesus.

Pastor Stina
Igreja Adventista do Sétimo Dia do UNASP-SP
05/12/2015

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário