Olhando para o Alto
Quem olha para o céu pode ver o pôr-do-sol.
Ver o cometa Halley. Além de uma infinidade de estrelas.
Em alguns lugares do mundo é possível ver a aurora boreal.
Cometa Halley: (Edmond Halley 1696) astrônomo britânico.
No domingo, 09/02/1986, vimos o Cometa Halley. Estava com meu filho voltando de Conchal para Araras.
Ele aparece a cada 75/76 anos… A próxima aparição será em 28/julho/2061.
Também a Aurora Boreal: Iniciei o ano olhando para o Céu. A noite de ano novo de 2015 para 2016. Queria ver a Aurora Boreal e Deus me deu esse privilégio.
No hemisfério norte é aurora boreal e no hemisfério sul chama-se aurora austral.
É o encontro de partículas de ventos solares com a alta atmosfera da terra, canalizadas pelo campo magnético da terra. São luzes avermelhadas ou esverdeadas. Elas dançam. É um espetáculo indescritível.
É importante olhar para o céu?
Ou viver olhando para o céu? A cabeça deve estar voltada para a volta de Jesus.
“Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, alegrai-vos e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção se aproxima”.
Lucas 21:28.
Não é o fim… É o começo!
Olhar para o alto, significa buscar as coisas que são de cima.
O que você olha no dia a dia?
Onde se demoram os seus olhos?
Seus pensamentos? Sonhos? Ideais?
Contar a fábula do beija flor e do urubu.
“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12:1-2.
O processo de transformação é fruto de uma mente renovada cujo resultado é o conhecimento experimental de Deus e Sua vontade.
Nova vida em Cristo. Na prática.
“Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória”.
Colossenses 3:1-4.
“Buscai, pois, em primeiro lugar o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6:33.
Qual o significado de olhar para cima… Ser transformado pela renovação da mente… Pensar nas coisas do alto…
Significado: ter como prioridade a comunhão íntima com o Salvador.
Este é o suprassumo do processo da salvação.
Quando passamos pelo processo da conversão, cuja expressão bíblica seria, ressuscitados com Cristo, uma nova batalha se inicia. É a luta entre o velho e o novo homem. A prioridade deve ser a busca pela comunhão íntima com o Criador, buscando as coisas que são de cima.
Há muitos anos, um pastor comparava a vida religiosa com uma luta entre dois cães. O animal mais alimentado fica mais forte e vence. Assim, dizia ele, devemos alimentar a nossa natureza espiritual. Assim fazendo a natureza carnal vai morrendo pouco a pouco até deixar de existir. Quando pela graça de Deus conseguimos alimentar apenas a natureza espiritual o velho homem é mortificado.
O pensar nas coisas do alto representa manter o foco na pessoa de Cristo.
O que acontece em resumo é que quando estamos em Cristo os vícios são abandonados e as virtudes são cultivadas.
Que vícios e que virtudes?
Vícios: Colossenses 3: 5-11.
Virtudes: Colossenses 3: 12-17.
A vida cristã é o resultado da vida em Cristo.
A nova vida em Cristo significa morte e sepultamento para o mundo e renascimento para viver em Jesus.
Três grupos distintos de pecados:
No versículo 5 nos é ordenado exterminar de nossa vida, cinco coisas muito perigosas: prostituição, impureza, paixão, concupiscência, e avareza. Primeiro estágio.
No verso 8 Paulo menciona a ira, a cólera, a malícia, a maledicência, e as palavras torpes. Segundo estágio.
Os primeiros são geralmente para os pobres concupiscentes que não têm força de vontade nem princípios morais. Os segundos, com frequência, são pecados de gente religiosa, porque a ira e a malícia podem facilmente ser cobertas com vestimentas de zelo pelos “princípios religiosos”.
Muita gente cai nesta segunda trincheira. Rejeitam com todas as suas forças os pecados sexuais, mas são vítimas passivas do mau gênio, da incapacidade de perdoar ou da maledicência.
Mas o apóstolo vai mais longe e nos apresenta outro grupo de pecados que poderíamos chamar de pecados sociais, ou terceiro estágio. “Onde não há grego nem judeu (distinção racial), circuncisão ou não circuncisão (distinção religiosa), bárbaro nem cita (distinção cultural), servo nem livre (distinção econômica), homem nem mulher (distinção sexual).” Verso 11.
Estes pecados sociais são perigosos. Muitos que saem vitoriosos no primeiro e no segundo grupos, sucumbem diante do exclusivismo racial, o preconceito religioso, o orgulho cultural, as diferenças econômicas ou as superioridades sexuais.
O texto de Colossenses 3:1 se refere a um estilo diferente de vida, que vivem os que morreram e ressuscitaram em Cristo.
Em seguida vem as virtudes dos que venceram em Cristo Jesus.
“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.
Colossenses 3:12-17
A resposta cristã ao problema da vitória sobre o pecado não é expor o homem a uma luta corporal com o inimigo, mas ensinar-lhe que se renda a Deus. Não é uma luta, é uma entrega.
Só quando entendermos a mecânica da salvação é que vamos buscar as coisas que são de cima.
A pureza de Cristo em nós nos liberta do desejo de pecar.
Estamos vivendo o fim dos dias finais. Ultimamente o mundo tem sido abalado por terremotos, tsunamis, guerras e rumores de guerras, fome, doenças , como nunca antes em toda a história.
O desamor, a imoralidade, a falta de valores, os avanços científicos nos dizem que estamos no limiar de um novo alvorecer.
Estou falando do grande e terrível dia do Senhor, Joel 2:31.
Grande dia para quem espera Jesus e dia terrível para quem não O aceitou.
Amados, olhemos para cima.
Jesus está voltando e uma grandiosa festa nos aguarda. A maior de todas as festas.
Não é uma formatura.
Não é uma inauguração.
Não é uma festa de aniversário.
Nem festa de casamento.
É a festa da vitória.
É a Ceia das Bodas do Cordeiro.
Olhar para cima e levantar a cabeça.
Foco nas coisas do Reino de Deus.
Os sinais se multiplicam a cada dia: e digo a você o mesmo que o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo disse: Olhai para cima.
Nem os noticiários.
Nem as ciências.
Nem o conhecimento humano.
Nem a busca da paz.
A resposta não está em governos, presidentes, embaixadores, cientistas, em medidas econômicas ou sociais, mas a resposta é Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo vindo nas nuvens dos céus.
Olhai para cima, olhai para cima, olhai para cima. Tudo chega rapidamente através dos meios de comunicação, mas olhai para cima.
Nosso futuro não está nas riquezas aqui conquistadas, não em bens adquiridos, mas na riqueza da glória preparada por Deus para aqueles que O amam de todo seu coração. Nosso futuro não depende de governos, nem de leis e sistemas que perecem, mas do Deus da Glória, rico em poder e autoridade.
A certeza que Jesus vai voltar traz alegria mesmo em meio às tempestades desta vida. Traz paz mesmo presenciando os desastres naturais que este planeta enfrenta.
Jesus em breve virá. Olhemos para cima, pois a nossa redenção está próxima.

Neumoel Stina
Pastor Sênior da Igreja do UNASP SP
13/02/2016

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário