Para Ser Feliz (O que é preciso?)
Introdução:
Receita para ser infeliz. 15 atitudes para a infelicidade:
1. A necessidade de estar sempre certo.
2. O conceito de que tem que controlar tudo e todos.
3. A capacidade de sempre culpar os outros.
4. A prática das conversas auto destrutivas.
5. Deixar-se guiar por crenças limitadoras.
6. Exercer a arte de reclamar.
7. Ter o luxo da crítica.
8. Viver sob a necessidade de impressionar os outros.
9. Ser resistente à mudança.
10. Supervalorizar os rótulos.
11. Ser escravo dos medos.
12. Ser movido pelas desculpas.
13. Viver o passado no presente.
14. Não se libertar do apego.
15. Viver a vida segundo as expectativas dos outros.
O Psicólogo Abraham Maslow criou uma pirâmide onde aparecem 5 camadas de necessidades, que são: fisiológicas, de segurança, sociais, de auto estima e de auto realização.
Maslow nasceu no Brooklin em Nova Iorque, em 1908, judeu, de uma família de sete filhos, e morreu na Califórnia, em 1970. Embora fosse judeu, deixou Deus de fora de sua pirâmide. Esqueceu-se da necessidade que sentimos de Deus para adorar, amar e servir.
Para ser feliz: 7 segredos.
1. Deus
2. Família
3. Amigos
4. Saúde
5. Algum Dinheiro
6. Um Lugar Seu
7. Um Trabalho Digno
Salmo 1:1-6. O salmo da felicidade.
“Uma única coisa”. Lucas 10:42.
Deus é o princípio de todas as coisas. A Bíblia começa com a frase: “No princípio Deus…” Gênesis 1:1. “Deus é amor”. 1 João 4:8. Sem Deus é impossível amar, portanto é impossível ser feliz sem Deus. No coração humano há um espaço para adorar algo ou alguém superior. Só existe felicidade se tal espaço estiver preenchido corretamente. Não pode ser qualquer coisa. Água no lugar da gasolina, não funciona e vice-versa. “Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor”. Salmo 33:12. “Sem mim nada podeis fazer”. João 15:5.
Família é o ambiente correto para o amor se desenvolver. Veja no caso de Adão por exemplo “não havia uma auxiliadora idônea para ele”, diz a Palavra. Gênesis 2:20. É uma maneira de a vida continuar. O homem não foi feito para morrer. Se tem família o nome continua. Se não tem, acaba. “Sois da família de Deus”. Efésios 2:19.
Amigos são graças que nós recebemos na vida. Todas as pessoas via de regra tem amigos. São poucos. Talvez quatro ou cinco. Alguns tem mais, outros tem menos. Como se conhece o amigo? “Em todo tempo ama o amigo, mas na angústia se faz o irmão”. Provérbios 17:17. “Há amigo mais chegado que um irmão”. Provérbios 18:24. “A amizade do mundo é inimizade contra Deus”. Tiago 4:4. Na Canção da América, Milton Nascimento diz que “Amigo é coisa pra se guardar, debaixo de sete chaves, dentro coração”.
Saúde é um ingrediente maravilhoso na descoberta da felicidade. Sem saúde os amigos se vão e por vezes a família também. “Amado, faço votos que te vá bem em todas as coisas, e tenhas saúde, assim como é próspera a tua alma”. 3 João 2. “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. João 10:10. 8 remédios da natureza. “Ar puro, luz solar, abstinência, repouso, exercício, regime conveniente, uso de água e confiança no poder divino – eis os verdadeiros remedios”. A Ciência do Bom Viver, 127 “A natureza é o médico de Deus. O ar puro, a radiosa luz solar, as flores e árvores, os pomares e vinhas e o exercício ao ar livre nessa atmosfera são salutares e vivificantes”. Idem, 264
Ter algum dinheiro ajuda. Dito popular: “O dinheiro não traz a felicidade, manda buscar”. Dizem que o dinheiro é do diabo, mas para ver o diabo é só ficar sem dinheiro. “O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”. 1 Timóteo 6:7-10. “Minha é a prata, meu é o ouro”. Ageu 2:8. O uso do dinheiro. Na história do bom samaritano quem usou bem o seu dinheiro?
Ter um lugar só seu. Significa ter o seu próprio reino. Chegar em casa é maravilhoso. A menos que a casa seja um inferno. A história do menino que disse que morava no inferno. Quando nós temos um lar é uma bênção. A mulher é dona da casa e acabou. O meu reino é minha igreja. Adão recebeu a incumbência de dominar sobre as aves dos céus, os peixes do mar e os animais da terra. “Eis que eu crio novos céus e nova terra”. Isaías 65:17. “Vi novo céu e nova terra”. Apocalipse 21:1-4.
Um trabalho que dá alegria. O trabalho foi a primeira instituição divina. Nomear os animais. Gênesis 2:19-20. “Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem”. Salmo 128:2. “O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos”. Timóteo 2:6. “Edificarão casas e nelas habitarão, plantarão vinhas e comerão o seu fruto. Não edificarão para outros… nem trabalhão muito”. Isaías 65:21-25.
Ilustrar a felicidade quando cada coisa está no seu devido lugar.
Existe um momento mais excitante do que quando numa família cristã, nasce um bebê?
Conclusão:
“No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. João 16:33.
“Eu estou bem certo, que os sofrimentos desta vida, não podem ser comparados à glória a ser revelada em nós”. Romanos 8:18.
Deus. Família. Amigos. Saúde. Algum Dinheiro. Um Lugar Seu. Um Trabalho Digno.
Pastor Stina
UNASP-SP 11/10/2014

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário