Quem está preparado?
Você já sonhou com a volta de Jesus?
Quando era adolescente sonhei várias vezes. Quase sempre estava perdido. Depois de jovem e adulto sonhei outras tantas vezes, mas sem pesadelos.
Atualmente eu sonho com a volta de Jesus todos os dias, mas acordado.
Quando Jesus regressar, quem estará preparado? Duas classes apenas: Salvos e perdidos.
Este é um assunto muito antigo, mas ao mesmo tempo, é o mais atual de todos os temas.
Veja essas perguntas:
1) Davi. Quem habitará no Teu tabernáculo? Salmo 15:1.
2) O Jovem Rico. Que farei para herdar a vida eterna? Lucas 18:18.
3) O Carcereiro de Filipos. Que devo fazer para que seja salvo? Atos 16:30
Quem habitará no monte do Senhor?
Salmo 15:1-5. “Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo, que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem ao Senhor, que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado, que não empresta o seu dinheiro visando lucro nem aceita suborno contra o inocente. Quem assim procede nunca será abalado”!
Salmo 24:1-6. “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação. Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó”.
Quem está preparado?
Vamos considerer dois aspectos:
1) Preparados para encontrar Jesus.
2) Preparados para enfrentar a crise final.
Nem um em vinte…
“É uma solene declaração que faço à igreja, de que nem um em vinte dos nomes que se acham registrados nos livros da igreja, está preparado para finalizar sua história terrestre, e achar-se-ia tão verdadeiramente sem Deus e sem esperança no mundo, como o pecador comum”. Serviço Cristão, 40-41.
Jesus fez diversas admoestações:
Falsidade. Engano. Esfriamento do amor. Guerras. Fomes. Pestes. Sinais.
A grande questão é: Estou eu preparado ou não? E você, está preparado ou não? É possível pensar que está preparado e não estar?
Mateus 25:1-13. Jesus contou uma parábola. 10 jovens representando o povo de Deus, os que foram convidados e aceitaram o convite. As dez virgens representam a igreja. 5 preparadas e 5 despreparadas. O final da história é festa para uns e decepção para outros.
“A crise aproxima-se furtiva e gradualmente de nós. Satanás ve que seu tempo é curto, porisso coloca em operação todas as suas forças a fim de os homens serem enganados, seduzidos, ocupados e enlaçados até que o dia da graça se haja findado, e a porta da misericórdia esteja para sempre fechada”. DTN, 476.
Veja os verbos:
Enganar. Seduzir. Ocupar. Enlaçar.
Algumas coisas que podem enganar, seduzir, ocupar e enlaçar:
A política. O futebol. Os filmes e novelas. Os joguinhos, como pokemon por exemplo, etc.
Não podemos deixar de dizer que por fim, haverá uma Sacudidura
“Porque eis que darei ordem, e sacudirei a casa de Israel
entre todas as nações, assim como se sacode grão no crivo, sem que caia na terra um só grão”. Amós 9:9.
Razões da sacudidura:
Resistência à Mensagem de Deus a Laodiceia.
Mornidão: Descuido e Indiferença.
Conhecimento Superficial da Verdade e Ignorância quanto ao poder de Satanás.
Acontecimentos:
Falsas teorias e provações.
Mudança da lei de Deus e espíritos de demônios.
Todavia não devemos temer o futuro.
“Nada temos que recear quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado, e os ensinos que nos ministrou no passado”. 3 TS, 443.
QUEM MORARÁ NO TEU SANTO MONTE?
Em Israel havia muitas cidades e aldeias. Entretanto, era um privilégio morar no Monte Sião (Jerusalém). Cidade dos príncipes.
No tempo de Neemias, só 10% dos hebreus tiveram o privilégio de morar em Jerusalém. Foram abençoados os que passaram a residir ali. Neemias 11:1-2.
Jerusalém é uma figura da Igreja Triunfante.
Os Salmos 15 e 24 nos levam a um profundo exame de consciência. Desejamos agradar a Deus a fim de podermos estar com Ele.
É pela graça de Deus que somos transformados de pecadores em santos. Somente os santos habitarão no Seu “santo monte”.
Não é perfeccionismo, é graça. “É Deus quem opera o querer e o realizar”. Filipenses 2:13.
Vamos pontuar algumas qualidades, que o salvos, lavados pelo sangue de Jesus Cristo, o Imaculado Cordeiro de Deus, devem possuir, pela graça e misericórdia de Deus
1. Integridade: Ser inteiro, não ter faltas. Daniel 5:27, Belsazar.
2. Justiça: Ser justo é praticar a justiça ou ser justificado pelo sangue do Cordeiro. Não é fazer justiça com as próprias mãos.
3. Veracidade: A maioria das pessoas quer levar vantagem em tudo, dizer a verdade pode custar caro, mas garante a cidadania eterna.
4. Bendicência: É não ser um difamador da reputação alheia, não lançar má fama sobre alguém, pelo contrário, bendizer é valorizar as qualidades que cada um tem.
5. Benignidade: Benigno quer dizer “suave, brando, agradável; não perigoso nem maligno” Aurélio. É a qualidade daquele que só faz o bem. Faz bem ficar perto de uma pessoa benigna. A Bíblia diz: “o que usa de engano, não permanecerá dentro da minha casa”. Salmo 101:7.
6. Bondade: Significa ser bondoso, ou seja, fazer o bem aos outros.
7. Imparcialidade: O torcedor do futebol, quase sempre não é imparcial. Falta a favor sempre é, contra, nunca é. Imparcialidade é tratar a todos igualmente.
8. Confiabilidade: Ser uma pessoa de palavra. “Sim, sim e não, não”. Mateus 5:37.
9. Generosidade: A cobiça é quase irmã da inveja.
10. Honestidade: Não se deixar corromper. Quer morar no céu? Saiba que lá, corrupto não entra.
Estamos no limiar da eternidade, e muitos vivem em uma falsa segurança. Somente os que são íntegros poderão entrar nos portais das mansões celestes.
Temos nós buscado a Deus a fim de que esse caráter possa ser visto em nós? Se nós buscarmos sinceramente a Jesus Cristo, Ele nos dará o Seu Espírito abundantemente, a fim de transformar a nossa vida, perdoando os nossos pecados e nos levando à integridade e perfeição nEle.
Desse modo, jamais seremos abalados, “ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares”. Salmo 46:2.
Lucas 17:34-36. “Digo-vos que naquela noite dois estarão numa mesma cama; um será tomado, e outro será deixado. Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra será deixada. Dois estarão no campo; um será tomado, o outro será deixado”.
Devo concluir dizendo que o tempo é solene. Estamos no limiar do mundo eterno. Como está nossa vida?
O que estamos nós fazendo com as oportunidades que o Senhor nos dá?
Hoje é o dia se voltar para Deus.
Hoje é o dia de se encontrarcom Deus.
Hoje é o dia de fazer um concerto eterno com Deus.
Apelo.

Pastor Stina
Pastor Sênior da Igreja do UNASP-SP
20/08/2016

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário